A partir desta sexta-feira (9), estudantes que vivem nas áreas ribeirinhas e rurais do município podem ficar sem aulas. Isso porque os barqueiros responsáveis por operar o transporte escolar em parceria com a empresa Suply Soluções em Tecnologias & Transporte LTDA anunciaram que vão paralisar as atividades.
De acordo com os trabalhadores, o motivo da paralisação é o atraso nos pagamentos referentes ao aluguel das embarcações utilizadas para transportar os alunos das escolas estaduais. Os trabalhadores garantem que só será retomado os transportes dos estudantes após a regularização total do débito pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Vale lembrar que, em março deste ano, os barqueiros já haviam realizado uma suspensão semelhante pelo mesmo motivo. Na ocasião, o pagamento pendente foi quitado e as operações foram retomadas logo em seguida. No entanto, o problema parece ter se repetido, colocando em risco novamente o acesso à educação para diversas crianças e jovens da região.
O espaço permanece aberto para os esclarecimentos necessários por parte da Secretaria Estadual de Educação e da empresa mencionada na reportagem.