Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) expressou pesar pelo falecimento de Diogo e Ana Cleide, ambos do interior, e defendeu a presença da Secretaria de Saúde em audiências sobre o sistema público de atendimento. O parlamentar também fez um alerta à população sobre o aumento de casos de síndrome gripal, que levou o governo do Estado a decretar situação de emergência.
“Que Deus possa estar confortando as famílias nesse momento de dor. Perder um filho, perder uma filha, é uma dor que a gente não consegue dimensionar”, disse o parlamentar, ao iniciar sua fala com uma homenagem às vítimas.
Eduardo também cobrou maior articulação do Executivo com o Ministério Público e a Secretaria de Saúde em audiências públicas que tratem de casos como o recente falecimento de crianças por possíveis falhas no atendimento médico. “Não vejo nenhum problema em o secretário ou algum representante da secretaria participar dessas audiências. Precisamos de soluções concretas para que tragédias assim não se repitam.”
Em seguida, o deputado chamou atenção para o surto de síndrome gripal que afeta o estado. “Desde o dia 10, estamos em emergência de saúde pública. Foram abertos 40 novos leitos hospitalares, mas a taxa de ocupação ainda é preocupante, especialmente no Hospital da Criança, que está com mais de 13 vagas de UTI ocupadas. É essencial que todos busquem a vacinação, especialmente os grupos mais vulneráveis.”
Por fim, o parlamentar destacou o atendimento realizado na Fundação Hospitalar nos dias 17 e 18, voltado a mais de mil pessoas com deficiência, com serviços nas áreas de saúde, jurídica e de assistência social. “Foi um mutirão importante, liderado pela vice-governadora Mailza Assis e com apoio de diversos órgãos. Esse tipo de ação precisa continuar, porque leva dignidade a quem mais precisa.”
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale