Durante visita ao município de Tarauacá, o senador Alan Rick anunciou neste sábado, 29, importantes investimentos para o desenvolvimento local, destacando áreas como infraestrutura, saúde, educação e geração de empregos. Acompanhado pelo deputado federal Roberto Duarte, Rick ressaltou o impacto positivo das obras em andamento e dos recursos destinados ao município.
“Primeiramente, um prazer voltar a Tarauacá, visitar os amigos, conversar com a comunidade. Temos uma reunião agora há pouco, vamos fazer este momento especial com os pastores, líderes religiosos aqui de Tarauacá, falando de projetos importantes que nós já tocamos através do nosso mandato, também ouvi-los. Vamos ouvir também produtores rurais, uma satisfação rever aqui aqueles que trazem a comida para a mesa do povo de Tarauacá, pecuaristas, agricultores, produtores rurais, os amigos que nos recepcionaram aqui no aeroporto.”

Entre os principais anúncios, Rick destacou um aporte de R$ 3 milhões para fortalecer o atendimento de saúde no município. “Muitos recursos que nós liberamos no FNDE para a retomada de obras de escolas paralisadas no município. Quero citar aqui a própria Escola do Corcovado, Senador Pompeu, Escola 15 de Junho, a Escola Básica Mamoré, várias escolas ali no Copacabana que estavam com obras paralisadas.”
O senador também abordou o problema das obras inacabadas no país e reforçou a importância dos investimentos em saneamento. “A gente sabe que no Brasil esse é um grave problema. Mais de 70% das obras de escolas estão paralisadas em vários municípios brasileiros. A gente tem que retomar isso. Tanto que nós estamos alocando emendas nossas, emendas de transferência especial para ajudar as prefeituras a concluírem essas obras. Mas nós temos que falar de desenvolvimento do município.”
Outro anúncio de grande impacto foi a geração de empregos com a chegada do frigorífico BMG, terceiro maior do Brasil, que deverá criar 250 vagas inicialmente e 600 com a futura expansão da planta. “Isso também garante a qualidade de vida para a população, porque nós temos que gerar emprego principalmente pelo comércio, pela indústria, pela iniciativa privada.”

Rick ainda destacou a urgência de investimentos em saneamento básico no Acre. “O Acre enfrenta todo ano o problema da lagação, do esgoto a céu aberto, da contaminação. E nós temos um projeto pronto para saneamento básico nos 22 municípios do Acre. E esse projeto precisa acontecer. Para acontecer, deputado Roberto, o prefeito Bocalom tem que assinar o contrato que o próprio ministro da Integração trouxe e entregou na mão dele em novembro do ano passado. E o ministério é que vai bancar isso, né? Bancar 100% do projeto do Acre, sem custo para os municípios e sem custo para o estado do Acre, tudo devido à nossa articulação política.”
Sobre a BR-364, o senador anunciou que há garantias para a reconstrução de trechos críticos. “Por isso que nós conseguimos o DNIT, com o apoio do meu amigo Roberto, o planejamento para este ano da primeira licitação dos 200 km, dos 415, serão reconstruídos. Não estamos falando aqui de paliativo, estamos falando de uma reconstrução da BR-364 nos trechos entre Sena Madureira até a cabeceira do Rio Liberdade, que são os piores trechos da nossa BR-364.”