Nesta quarta-feira (1º), um comerciante relatou que notas falsas estão circulando no município de Jordão, no interior do Acre.
De acordo com a publicação feita pelo comerciante, as notas em questão seriam de R$ 50. Ele advertiu: “Atenção, meu povo, dinheiro falso está circulando na cidade.“
O comerciante também mencionou que, só na noite anterior, já havia ouvido relatos de pessoas que receberam cédulas falsas de R$ 50, inclusive mais de uma. Ele reforçou o alerta, pedindo à população que fique atenta e confira cuidadosamente as notas para evitar prejuízos.
O crime de dinheiro falso, ou crime de moeda falsa, está previsto no artigo 289 do Código Penal brasileiro e prevê pena de 3 a 12 anos de prisão e multa para quem fabrica, altera, importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa. A pena também se aplica a quem recebe a moeda falsa e tenta colocá-la em circulação, mesmo que a tenha recebido de boa fé. Em casos de falsificação grosseira, o crime pode ser de estelionato, que é competência da Justiça Estadual.