Em entrevista concedida Podcast 68cast, a ex-prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), confirmou que ela e o marido, o ex-deputado federal Jesus Sérgio, serão candidatos nas eleições de 2026. Lucinéia pretende concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre, enquanto o marido disputará uma cadeira na Câmara Federal. Ao falar sobre os planos políticos do casal, a ex-prefeita destacou que ainda está refletindo sobre uma possível mudança partidária, mas afirmou que ambos estão decididos a entrar na disputa.
“Eu estou em oração, meu marido. E a gente teve já um discernimento. O primeiro discernimento é que nós dois vamos nos candidatar. Eu a Estadual e ele aFederal. Isso já foi decidido”, afirmou Lucinéia.
Segundo ela, a definição sobre o partido ainda está em aberto. “Em questão partidária, nós estamos também em oração. É uma coisa muito séria. Até porque muitas pessoas estão conosco. Então qualquer decisão ali influencia de alguma forma. E nós estamos por esses dias. Se Deus quiser, a gente vai ter que tomar essa decisão. Que lugar nós iremos, que partido nós vamos. Ou permanece, ou sai, alguma coisa do tipo. Nós vamos ter que fazer”, explicou.
Foto: Produtora Plano D
Atualmente filiada ao PDT, legenda pela qual foi prefeita de Tarauacá entre 2021 e 2024, Lucinéia afirma ter carinho pela sigla, mas admite frustrações internas. “Estou há muitos anos no PDT. Eu amo o meu partido. Tenho um carinho. Até porque eu sei que o Brizola, ele tinha algo com o PDT. Então o PDT tem muita coisa que nos desagradou. Muita coisa. Não vou nem falar aqui. Não vou entrar em polêmica aqui. Eu vou esperar o que Deus tem pra nós. Se é pra lá, se é pra cá. Então a gente vai tomar essa decisão junto”, relatou.
Sobre as especulações de que o casal possa estar de mudança para o Podemos, ela desconversou: “Na verdade não tem ainda nada certo. Porque as pessoas falam muito. Mas não tem um partido específico que a gente pensou. Não. A gente tem conversa”, disse.
Durante a entrevista, Lucinéia ressaltou o trabalho prestado por Jesus Sérgio enquanto deputado federal e disse que ele deixará clara sua atuação para os eleitores. “Jesus fez um trabalho lindo como deputado federal. Tem um legado esplêndido. Porque ele não só mandava emenda. Mas Jesus mudou. E aí muitas, por exemplo, Mais Luz para a Amazônia. Foi várias reuniões na comissão ali da Amazônia que ele participava, pra poder vir a questão das placas. Foi ele ali. Trabalhando mesmo junto ao governo federal. Foi criado. Porque ele comprovou que na Amazônia não dá pra colocar poste em todo lugar. A Amazônia é diferente de onde as pessoas ali nos grandes centros têm.”
A ex-prefeita também afirmou que a ausência de representantes políticos locais na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal prejudica diretamente Tarauacá e municípios vizinhos. “Hoje nós não temos nenhum deputado federal. E nem temos um deputado estadual de Tarauacá. A regional ali ficou descoberta. Tarauacá não tem. Então é a terceira maior cidade. É uma vergonha pra nós. Isso é vergonhoso pra Tarauacá. Nós temos que aprender a votar”, declarou.
Lucinéia criticou parlamentares que só lembram da cidade em ano eleitoral. “Infelizmente. Mas não mandam emenda. Não chega na hora da votação. Chega lá. No final. Lá no último ano. Ou agora. ‘Eu sou de Tarauacá. Agora eu vou mandar isso pra Tarauacá’. Mas na verdade tu não vê nada. Tu não vê nada.”
A ex-prefeita reiterou que tem fé e disposição para seguir na política e que está cercada de apoiadores sinceros. “Eu não tenho medo. Eu falei aqui no início. Não tenha medo. Estou contigo. E é o que eu preciso. É Deus. O restante o Senhor prepara. Ele foi com poucos. E com poucos. Com Deus é muito”, afirmou.
Por fim, reafirmou seu compromisso com Tarauacá. “Eu sou apaixonada. Eu sou até suspeita de falar. Tarauacá é um lugar que eu sei que muitos vão ter orgulho. Muitos vão ter orgulho da nossa cidade”, relatou.