Com a proximidade do Aniversário de 112 anos da nossa amada Cidade é sempre importante valorizar e resgatar todas as tradições que forjaram essa linda história.
Em especial a rica pluralidade dos Povos Indígenas de Tarauacá que em saberes ancestrais, tradições e práticas sustentáveis, são um patrimônio imensurável que enfrentam ameaças cada vez maiores no cenário contemporâneo, principalmente se não forem enaltecidos e destacados nos eventos culturais.
Nesse contexto, a apropriação de pautas por determinadas questões políticas ou pessoais jamais devem aflorar ao ponto de sobrepor as tradições indígenas umbilicalmente ligadas a construção, desenvolvimento e fundação da Cidade de Tarauacá, abrangendo uma vasta gama de expressões, mitologias, vestimentas, pinturas corporais, cantos, danças, artesanato, artefatos, entre outras.
De evidente, que cada um desses elementos carrega ensinamentos e histórias que refletem a relação íntima dos nossos povos indígenas com a natureza, o mundo contemporâneo, e principalmente a evolução dos eventos que nortearam o nosso País.
As comemorações do aniversário de 112 anos de Tarauacá jamais deixaria sem destaque toda a admiração e estima dos inúmeros representantes dos Povos Indígenas que fazem e fizeram parte dessa linda história, nas mais diversas áreas, seja na educação, saúde, engenharia, na Câmara de Vereadores ou outros segmentos.
Por isso, a Prefeitura de Tarauacá nesse momento de união e contemplação tão importante desta data significava de 112 anos, estará valorizando e fortalecendo nossos Povos Originários, dignificando cada Representante da Comunidade Indígena que ajudou a construir a sociedade de Tarauacá. As comunidades escolares na sua pluralidade étnica, busca promover o estudo da cultura e história indígena como disposto na lei 11.645/2008, sendo tradicionalmente nos desfiles do aniversário da cidade dar visibilidade aos povos que contribuem para uma Tarauacá melhor. O desfile que contará a história da construção de Tarauacá tem viés educativo, cultural e não pretende promover questões políticas e ideológicas. É necessário ensinar as crianças de maneira coesa a tradição, a admiração e o respeito pela história do lugar em que se vive.
Dessa forma, firmamos o nosso compromisso para uma Tarauacá unida e fortalecida, sempre buscando o melhor caminho para o nosso desenvolvimento como povo.
Carlos Gomes de Souza
Secretário municipal de Educação de Tarauacá.