Uma reunião entre Prefeitura e Estado foi realizada na manhã deste sábado, 21, envolvendo todos os órgãos do município com a direção da Sesacre para tratar de ações preventivas no período de inverno.
Participaram o gestor da pasta da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social, Defesa Civil, representantes da Regional Tarauacá/ Envira/Juruá e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS.
Com o rio Tarauacá perto da cota de transbordamento, atualmente se encontra com 9,40m, o encontro, promovido pela prefeitura de Tarauacá, ocorreu para ajustes do “Plano de Contingenciamento” referente às chuvas que vêm atingindo o município no decorrer desta semana, e para articular estratégias voltadas às possíveis enchentes que podem ocorrem neste período na região, quando dezenas de famílias ficam desabrigadas.
Em dezembro do ano passado, a Atenção Básica de Saúde de Tarauacá já havia se reunido para debater a temática com representantes da União, setores públicos e sociedade civil, para buscar meios de prevenir os impactos, auxiliando da melhor forma possível à população do município, dos que sofrem com os alagamentos.
O secretário de Saúde, Mackenz Oliveira, destacou a importância do auxílio às comunidades indígenas, que também são bastante atingidas pelas enchentes. “O tema é bastante preocupante e prioritário. Faremos tudo que tiver ao nosso alcance para reduzir os efeitos da cheia em todo nosso território”, concluiu o gestor.