A poucos dias para o término do ano, uma pesquisa realizada pela XP Consult, em parceria com A GAZETA, apontou que, se as eleições de 2022 fossem realizadas neste mês de dezembro, o governador Gladson Cameli (PP) teria 34% dos votos dos eleitores de Rio Branco, no 1º turno, contra 23% de Jorge Viana (PT). A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 23 deste mês, com 580 moradores das dez regionais administrativas da Capital acreana. As entrevistas foram coletadas presencialmente, em 14 pontos de fluxo. A margem de erro é de 4% e nível de confiança de 95%.
O resultado do relatório aponta ainda que a deputada federal Mara Rocha (PSDB) ficaria em terceiro lugar, com 13% das intenções de votos, seguida por Petecão (PSD), já oficialmente declarado pré-candidato, com 11%. Seguidos pelo deputado estadual Jenilson Leite, com 3%. David Hall e outros candidatos somaram, juntos, 1%. Brancos e Nulos somaram 6% e Não Sabem ou Não Responderam 9%.
A pesquisa também mediu a rejeição aos candidatos majoritários. Para governo, o senador Sérgio Petecão teve a maior rejeição para assumir o Estado em 2023, com 25,19%, quase empatado com Jorge Viana, com 24,83%. O governador Gladson Cameli apresentou 19%, e Mara Rocha, 7%. Jenilson Leite aparece com 6%, David Hall com 5%, Não Sabe ou Não Respondeu 13% (números arredondados).
Em uma entrevista de quase oito minutos, os participantes da pesquisa foram das seguintes regionais da Capital: Belo Jardim, Cadeia Velha, Calafate, Estação Experimental, Floresta, Baixada, Seis de Agosto, Tancredo Neves, Vila Acre e São Francisco.
Por A Gazeta do Acre.