
O primeiro dia de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus no drive-thru montado pela prefeitura na Arena da Floresta, em Rio Branco, tem longas filas de carros e de pessoas a pé. A testagem é feita das 8h às 17h.
A medida foi tomada por conta do aumento expressivo de casos de Covid-19 nos últimos dias. Com 1.172 novos casos nessa quarta-feira (19), o Acre registrou o maior número de infectados pela Covid em 24 horas desde o início da pandemia.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade ressalta que só serão testadas as pessoas que estão apresentando sintomas visíveis da doença e pede a colaboração da população para evitar aglomerações nas unidades de saúde.
“Estamos fazendo o lançamento da testagem, atendimento médico e dispensação de medicamento para tentar desafogar as unidades da atenção básica que estão lotadas. Quero muito pedir a colaboração de todos, que não procurem uma unidade de saúde se realmente não estiverem com sintomas. Precisamos atender com qualidade as pessoas que estão doente. Esse é meu apelo. Estou muito preocupada com a quantidade de pessoas que veio para o drive, muitas estão aglomeradas”, alertou Sheila.
Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. Atualmente, as unidades Maria Barroso e Cláudia Vitorino são referências para síndromes gripais e atendem de segunda a segunda, das 7h às 22h. Somente no último final de semana foram confirmados 908 casos de Covid-19 nas duas unidades referência. A busca por testes em farmácias também aumentou.
Por Iryá Rodrigues, g1 AC.








































































