A Unidade Básica de Saúde (UBS) Doquita, localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 243, no Centro de Tarauacá, foi transformada em uma unidade Sentinela para atender exclusivamente pacientes com sintomas leves e moderados de dengue. A medida ocorreu após recomendação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que apontou a necessidade de reforço na assistência à saúde em meio ao aumento dos casos da doença no município.
Na unidade, os pacientes têm acesso a atendimento médico, assistência de enfermagem, exames laboratoriais e hidratação venosa e oral, serviços essenciais para o controle e tratamento dos casos não graves de dengue. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
A medida tem como principal objetivo evitar a sobrecarga do hospital local e oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, priorizando a atenção primária. O MPAC destacou a importância de ampliar a acessibilidade e a resolutividade do sistema de saúde municipal, recomendação que foi atendida pela Prefeitura de Tarauacá e pela Secretaria Municipal de Saúde.